quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Conseqüências da crise financeira

O Brasil registrou queda em janeiro de 0,32% com relação ao mês anterior no nível de emprego. O que representa uma perda total de 101.748 vagas de trabalho formal, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Uma queda como essa não era registrada desde o ano de 1999, quando houve perda de 41,2 mil postos de trabalho.

O comportamento desfavorável do emprego com carteira assinada no mês passado são reflexos da crise financeira, que em especial, afetou os setores de ensino e comércio. De acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro de 2008 o nível de emprego registrou acrécscimo de 142 mil vagas formais. Nos últimos 12 meses o saldo é positivo em 1,2 milhão de postos.

Depois de apresentar em novembro e dezembro de 2008 resultados "extremamente desfavoráveis", o setor da construção civil começou a demonstrar sinais de recuperação. No último mês foram criados 11.324 postos de trabalho no setor - crescimento de 0,59% em relação a dezembro. Mas por outro lado, os setores que mais contribuíram para a queda foram indústria de transformação e comércio.

Nenhum comentário: