terça-feira, 3 de março de 2009

É demolida a casa que não era nada engraçada


"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguem podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão", música de Vinicius de Moraes e Toquinho.
Na letra cantada pelo velho poetinha, é impossível comparar a "la casa", com a Casa de Passagem, unidade prisional localizada em Vila Velha, que foi demolida nesta terça-feira (03). O prédio de dez anos demorou três segundo para vir abaixo, com cerca de 50 quilos de explosivos.

Palco e cenário de rebeliões, a unidade estava com sua parte física comprometida, e em outubro de 2007, o prédio começou a ser desocupado. Com capacidade de abrigar 270 internos, o local estava com 639, que foram transferidos para outras unidades prisionais do Estado. Em março de 2008, a Casa de Passagem foi totalmente desativada.

Líder do grupo de Rap mais ouvido no Brasil, Mano Brow, dos racionais Mcs, fez um comentário sobre a demolição do Carandiru. A fala do cantor pode refletir o sentimento de muitos que estiveram na Casa de Passagem.

“Podem derrubar as paredes, mas não vão tirar o espírito mal que está lá dentro”.

No Complexo penitenciário de Vila Velha, onde ficava localizada a Casa de Passagem, ainda funcionam duas unidades prisionais: a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) e o Instituto de Readaptação Social (IRS). Até quando é a questão.
O prédio com 1.360 metros quadrados (m²) foi implodido com 50 quilos de explosivos, colocados nas colunas de sustentação. Mesmo com a quantidade de explosivos, parte da estrutura permaneceu de pé. O material que restou será retirado com o auxílio de máquinas e homens.

4 comentários:

Unknown disse...

Sistema penintenciário falido, não recupera ninguem, mais pelo menos quem entra la sai amando Deus, porque quem ta la conhece o inferno.

Anônimo disse...

Fabrica de fazer vilôes..

Anônimo disse...

A casa de "PAISAGEM" foi a baixo ... aliás gastaram 460 mil, e nao conseguiram demulir por completo, aquele lindo complexo pentenciario, rodeado de águas e morros com mata virgem ...

Anônimo disse...

Isso além de marcar uma história do sistema prisional, também muda e para melhor, a paisagem da bela ilha de Vitória, tomara que as autoridades competentes nos contemplem com algo que realmente valha a pena observar através da nossa bela beira mar...