terça-feira, 17 de março de 2009

Feliz aniversário Pimentinha

Ela foi uma das musas da música popular brasileira que deixou uma vasta obra. Apelidada de Pimentinha, essa mulher que encantou o Brasil iniciou cedo sua carreia, aos 11 anos de idade, e nesta terça-feira (17), completaria 64 anos. Essa pessoa é Elis Regina.
Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Elis iniciou sua carreira de forma precoce em um programa de rádio para crianças, aos 11 anos, e aos 16, lançou sem primeiro LP. Dona de uma voz admirável, Elis transitou muito bem por vários estilos musicas. Em meio a uma agenda corrida, a cantora esteve presente em um momento dourado da musica nacional, tendo dividido álbuns e palcos, com grandes nomes, como Tom Jobim, Ronaldo Bôscoli (com quem se casou), entre outros.
Ao chegar ao Beco das Garrafas, reduto onde nasceu a Bossa Nova, não demorou muito para que ela aderisse ao estilo. Lá também conheceu o coreógrafo Lennie Dale, com quem aprendeu e muito bem, a cantar mexendo o corpo.
Em 1964, a Pimentinha participa do show Fino da Bossa, organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, dirigido por Walter Silva, no Teatro Paramount, atual Teatro Abril (São Paulo). No final deste ano, a estrela mudaria dos palcos para a tela. Elis recebeu a proposta para apresentar o programa O Fino da Bossa, ao lado do cantor Jair Rodrigues. O programa ficou no ar até 1967, e foi exibido pela TV Record, SP.
O Fino da Bossa originou três discos de sucesso, um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. O que fez Eliz Regina ter o maior cachê do show business brasileiro. Com seus 1.53m de altura, foi considerada a maior cantora do Brasil.
Com uma carreira meteórica, Elis Regina faleceu aos 36 anos de idade, em 19 de janeiro de 1982. O motivo, complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, tranquilizantes e bebida alcoólica, o que causou grande comoção nacional. Em 17 de Março de 2009, ela completaria 64 anos.

Nenhum comentário: