domingo, 31 de janeiro de 2010

Catástrofes naturais e suas consequências

O mundo viveu o drama do Haiti após um terromoto de 7 graus na escala Richter devastar a capital do país, Porto Príncipe. O tremor considerado um dos piores que atingiram o país nos últimos 200 anos, deixou milhares de mortos. Diante desse fenômeno da natureza nos questionamos: Será que realmente estamos livres desse tipo de catástrofes? Especialistas dividem opiniões. Entretanto, o desequilibrio causado pela agressão do homem ao meio ambiente pode ser um dos fatores que motivam esses acontecimentos . No último sábado (30), mais um tremor levou medo ao mundo. Desta vez, o país atingido foi a China.
Se não bastasse o terror que esses fenômenos provocam nas pessoas, existe ainda a preocupação com políticas públicas destinadas a ajudar na reconstrução dos locais e das vidas dos atingidos. Um exemplo claro pode ser percebido no Haiti. A capital Porto Príncipe, que está sofrendo com uma onda de saques, mortes por causa de comida e água, passa agora por mais uma dificuldade. O tráfico de crianças. Como as estrutras físicas e mentais da cidade e das pessoas ainda estão sendo recuperadas, estrangeiros estão aproveitando para iniciar outro ciclo de exploração. Neste sábado (30), 10 americanos foram presos no pais, acusados de tentar levar de forma ilegal 33 crianças aos Estados Unidos. A intenção, segundo um dos acusados, era montar um orfanato. no EUA. Eles foram presos na fronteira com a República Dominicana.
O grupo que faz parte de uma comunidade cristã do Estado americano de Idaho, afirmou que levaria as crianças para um orfanato. Laura Silsby, líder, afirmou que só queria fazer a coisa certa.
"Neste caos em que o governo e o país estão vivendo, nós só estamos querendo fazer a coisa certa, disse. Ela negou que o caso seja de tráfico de crianças ou que o grupo tenha recebido dinheiro pelas crianças".O Haiti foi devastado por um no dia 12 de janeiro. O terremoto pode ter deixado até 200 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados. país vive em meio a uma onda de violência com inúmeros casos de estupros e tráfico de seres humanos.
Ficamos no aguardo de melhores notíciais.

Nenhum comentário: