quinta-feira, 5 de março de 2009

Música da melhor qualidade

Após esperar bastante, o público capixaba enfim matou a saudade da banda Groundation, da Califórnia. Os músicos norte-americanos desembarcaram na ilha de Vitória nesta quarta-feira (4), e apresentaram um verdadeiro espetáculo de reggae music, com a casa de show lotada.

O clima

Ansiosos pelo retorno, os capixabas receberam os músicos da banda Groundation com bastante empolgação. A noite começou com uma significativa apresentação da banda Kanabaus, que neste mês de março completa 9 anos de história. Com um time de músicos de primeira linha do reggae estadual, como Solivan (Alma Rasta), Djalma (Macucos) e Henrique Medeiros (Guerreiros), Kanabaus preparou o clima para a entrada da atração principal. Cantando músicas próprias e alguns covers, o grupo regional, liderado pelo vocalista Gustavo Brasília, cativou o público com as melodias Espiritual Temple, Além do que enxergamos e até mesmo o clássico satta amassagana, cantada por muitos amantes do reggae mundial.

Groundation em cena

Terminada a apresentação do Kanabaus, entra em cena um grupo que transita muito bem pela música instrumental e pelo reggae. Bastou o primeiro integrante pisar no palco para que a platéia soltasse o grito ensurdecedor de alegria. Era o segundo show em Vitória de um dos melhores grupos do gênero no mundo. Uma grande energia emanava do palco e em baixo dele. Talvez em baixo fosse até maior, tanto que todas as músicas foram recebidas como clássicos. No início da apresentação já dava para ter uma noção do que estava por vir. Solo, improvisos, dança, vibração e um estilo único de se fazer reggae.

Um estilo batizado por especialistas de reggae-jazz. E não é exagero. Não é algo que se ouve no cd. Ao vivo, Groundation põe em prática toda sua versatilidade e seu domínio musical, chegando a certos momentos a perder a definição do que está sendo executado. Pelo menos essa é impressão que fica para o público. Se o novo causa mudanças, muitos podem achar que a música do grupo não é legal, ou, os que já haviam ouvido em casa, imaginaram que presenciariam algo parecido. Pois bem, Groundation é uma banda de destaque justamente por isso.

Com uma música que podemos chamar de sem padrões, por variar de acordo com as improvisações, eles encantaram tocando seus clássicos como Babylon Rule, Freedom Taking Over e Praising, não executadas na última apresentação.

8 comentários:

Joana Rieveres disse...

Música da melhor qualidade! Show de arrepiar! Registro que o Ilhacústico não tem porte para receber tantas pessoas, o lugar parecia uma estufa! Mas mesmo naquele forno a vibração do público realmente foi demais e com certeza a banda voltará ao estado mais vezes. Parabéns pelos textos André, sucesso pra você!

Anônimo disse...

Como disse Joana acima musica da melhor qualidade! Brother que show foi esse, quebradeira total. muita vibração positiva, o ilha faltou explodir de alegria e positividade.
Que a banda venha mais vezes ao nosso "espirito santo" nos alegrar!!! Aloha.

Unknown disse...

foi muito bom mais uma vez apreciar as músicas de quem saber faser o que quer com seu instrumento de quem tem o dominio completo da música e sabe misturar os ritmos, muita disonãncia no ponto certo pra equilibrar o jazz com o dub foi o suprasumo da musica instrumental provaram mais uma ves que a musica negra tanto o reggae quanto o jazz é ilimitada e muito rica pra mim valeu apena mais uma vez ver o graudation em nossa ilha... parabens pelo texto andré ta muito bem escrito e detalhado.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo o show !!

um reggae diferenciado, um timbre de voz muito próprio e original !!

Unknown disse...

Realmente um Show de muita qualidade, ótimas canções e arranjos foram mostrados pela banda Groundation na noite de ontem. Apenas a estruta local q deixou a desejar, entupindo o recinto de gente, não dando nem para caminhar direito.
Acho que isso também é e deve ser de muita importância para os organizadores do evento, o bem estar do público.
No mais é isso ai. Muita vibe positiva pode se sentir com a galera cantando as musicas do Groundation, realmente de arrepiar como disse a amigo acima.

Obrigado pelo espaço André um abraço!

Caio, Baixista das bandas Hypnotzion e Kayana Roots.

Good Vibes!!

Anônimo disse...

Realmente um espetáculo...não sou um regueiro, mais como gosto de boa música, posso dizer que os caras sabem o que fazem com o microfone e os instrumentos na mão...ficou pequeno até, mais tava alto astral

Unknown disse...

muito bom texto André!

realmente, a energia que emanou deste show foi única e exclusiva!
Gratos somos nós por receber essa banda tão forte e com pegadas diversas que é o Groundation"!
jazz?reggae?reggaeton?dub?
tudo!

João Felipe - JFaire - Kayana Roots

Anônimo disse...

Grande satisfaçãoo mesmo para nós, aqui na ilha, que lutamos pelo reggae, pela resistência sempre deste!!!! Pq o reggae não pode e nunca irá acabar se depender de nós, claro que não!!
O nosso Estado precisa muito mais de forças e iniciativas para se propagar a reggae music de verdade, de qualidade com certeza, como o Groundation, que fez a galera ir nas alturas e profundezas de sentimentos e emoções!!!!
Valeuuuuu!!
Positive Vibration!!
Agora posso retornarr, mtoo realizada de poder curtir eles aqui, na ilha, em casa com os amigos!! Vibe melhor não há!!!!