
É por essas e outras que é importante valorizar a sua terra, sua origem, seu passado. Agora, sejamos diretos, O contexto tem o prazer de informar que nesta quinta-feira (18) uma senhora que faz parte da história da música brasileira e do samba de raiz fará um show na Serra, e detalhe, de graça. Ela é Ivone Lara da Costa, conhecida como a Dona Ivone Lara. 

Essa tal dona, cantora e compositora, nasceu no dia 13 de abril de 1922, no Rio de Janeiro. Perdeu a mãe aos três anos de idade e o pai aos 12. Assim, foi morar com seus tios e com eles conheceu o samba e o cavaquinho. Ao lado do primo, conhecido como mestre Fuleiro, Ivone teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos, esposa de ninguém menos do que o maestro Villa-Lobos, de quem recebeu elogios. Enfermeira com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social em hospitais psiquiátricos até se aposentar em 1977. Aos 25 anos, casou-se com Oscar Costa, filho do Alfredo Costa, presidente da Escola de samba Prazer da Serrinha. Lá, conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em canções, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira. Ivone compôs o samba que se tornou hino da Escola, chamado “Nasci para Sofrer”. Símbolo da ancestralidade africana, Ivone Lara foi a primeira mulher a assinar um samba enredo. Após aposentada, passou a se dedicar à carreira artística, e sua produção faz parte da história da música nacional. Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola , Beth Carvalho, Mariene de Castro e Roberta Sá. Dona Ivone Lara estará no município da Serra nesta quinta-feira (19), a partir das 20h. O show acontece na praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A vinda da cantora e compositora faz parte da comemoração dos 160 anos da Insurreição de São José do Queimado.
2 comentários:
mto boa a materia ....o samba tem q entra mais no nosso cotidiano ....e nada melhor q essa festa maravilhosa q acontece hj .....parabens pela mateira Andre
Grande responsabilidade mesmo a "dona" no resgaste das raízes de nossa cultura brasileira, que é rica demais né,sem dúvidas! E sempre tem que ser lembrada e homenageada pela sua resitência e dedicação!!
Parabéns Guerreiro!!Vc tb mto dedicado! Receba meus parabéns!
Postar um comentário