sexta-feira, 13 de março de 2009

Quem é quem?

Vivendo em um ambiente de conflito, onde a segurança se torna privilégio para poucos a cada dia que passa, em quem podemos confiar?
Um exemplo deste clima de insegurança podemos perceber no Rio de janeiro, onde três policiais militares foram mortos em menos de 12 horas. De acordo com informações são da assessoria da PM, os assassinatos ocorreram em diferentes locais.
Em Cachoeiras de Macacu, um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), semelhante ao conhecido DPJ do ES, foi atingido por vários disparos. Um sargento morreu no local. Na ocasião, os criminosos conseguiram fugir sem deixar pistas. O segundo homicídio foi durante uma tentativa de assalto, na noite de quinta-feira (12). Mais uma vez o autor do crime não foi identificado. Outro policial, o terceiro a morrer, foi assassinado no dia de folga, na Zona Oeste do RJ.
Diante disso, como podemos confiar na segurança trazida pela polícia se eles estão sofrendo com a ação de bandidos?
Nesta semana no Espírito Santo três policiais civis foram presos acusados de extorsão. Os policiais faziam parte da Divisão de Crimes contra o Patrimônio da Serra. O fato é que a cada dia nos decepcionamos com nosso poder público, à medida que o poder paralelo do crime organizado ganha mais força.
Onde isso vai parar é a questão. Mas não podemos esquecer o nosso papel nesse processo, uma vez que muitos cidadãos se sentem ameaçados ao avistar um policial. E não adianta falar que essas pessoas geralmente transitam pela ilegalidade, o fato é que segurança não se faz impondo medo.

2 comentários:

Anônimo disse...

É infelizmente a nossa polícia sempre nos trata como réus, mesmo sendo vítimas, então acho que não são muitos bem vindos nas periferias, onde só vão em situações ruins, nunca fazerem uma ronda comum, ou recolher cadáveres, "investigação" de tráfico, etc...mais esses do RJ aí deveriam ser gente boa (pra mãe deles, pelo menos...).Eu particularmente acho que o título em sí tem mais a ver com o caso dos guardiões dos patrimônios aí, estão de parabéns, isso que é ser contra a cultura.

Anônimo disse...

esse desenho da uma camisa irada hem
uaehauehueh